quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Um pouco sobre Semiótica



Semiótica e Signo

A semiótica é a ciência geral de todas as linguagens, ou seja, é a capacidade do homem se comunicar, seja pela língua, por imagens ou por gestos, por exemplo. O signo que está relacionado diretamente com a semiótica, por ser o objeto de estudo da semiótica, é tudo que representa alguma para alguém. Esse processo pelo qual o signo é algo para alguém é chamado de Semiose.




Signo, Significante e Significado

O Signo, como disse representa alguma coisa para algo. O Significante é a parte material do signo, e o significado refere-se a parte do conceito que as pessoas tem sobre alguma coisa. Por exemplo, a palavra “cadeira”, o significante dela seria a palavra escrita no papel, ou o som de alguém falando a palavra, já o significado seria a imagem mental do que cada um tem de uma cadeira.


O que realmente importa aos publicitários?

O que realmente importa para os publicitários é a Semiótica Peirceana. A semiótica Peirceana teve sua origem no estudo de Charles Sanders Peirce (1839 – 1914). No estudo dessa semiótica, é entendido e estudado o conceito de signo de “qualquer coisa que representa algo para alguém”. Pierce desenvolveu uma teoria em que dividia o signo em três elementos que assim chegava ao seu entendimento.



Teoría Triádica Do Signo

O signo tem que ser analisado e entendido, (signo ou representante) ou algo que o signo representa e suas relações com ele (objeto) e a representação que aquilo pode ter (interpretante). Pierce, agora tendo a teoria triádica e sua noção de signo e sua representação, criou um estudo, também triádico, de acordo com a classificação dos signos, e tendo em base a relação do signo consigo mesmo (primeiridade), com seu objeto (secundidade) e com seu interpretante (terceiridade).

Primeiridade: é ligada a qualidade, algo que falamos ou sentimos (sensações), independente de outras coisas, não tem relação ou referência com outra coisa. Por exemplo, entendermos a cor azul e sua “azulidade” sem remeter a nenhum sentimento ou lembranças que tivemos.

Secundidade: é ligada a existência, é algo que existe em algum lugar, e tem uma relação com alguma coisa, já temos a relação de identificação de algo e o sentimento que esse algo remete para nós.

Terceiridade: ligada a lei, representamos e interpretamos o todo, ao nível simbólico. É a representação de algo com os nossos sentimentos, e agora com fator cognitivo, o estudo de semiose, do signo propriamente dito.


Só a critérios de esclarecimento: Esse texto não é uma produção minha, é retirado e adaptado por mim do vídeo que postei e do site Choco La Design. O Vídeo foi postado por nosso colega de turma Philipe Passos na publicação, da nossa também colega de turma, Viviane "Flor do Céu" que postou em seu Facebook essa tirinha que está no início do post.



Nenhum comentário:

Postar um comentário